
Henrique Marques
Viajar!
Passe as fotos ou clique-as, para vê-las aumentadas.
Separei aqui algumas fotos das principais viagens que fiz. Viajar, realmente, alimenta a mente, exercita o espírito e as pernas.
Comidas e bebidas novas, chão pisado por gente famosa de mais de 1.000 anos atrás. Coisas lindas! Quanta história!
Mas o melhor de tudo, o que fez que essas viagens fossem demais, foi a companhia que tive de pessoas muito especiais pra mim: minha mulher e minhas filhas.





Londres (em inglês: London, AFI: [ˈlʌndən]) é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. Por dois milênios, foi um grande povoado e sua história remonta à sua fundação pelos romanos, quando foi nomeada Londínio.O centro de Londres, a antiga City of London, também conhecida como The Square Mile ("a milha quadrada") ou The City, mantém suas fronteiras medievais. Pelo menos desde o século XIX, o nome "Londres" se refere à metrópole desenvolvida em torno desse núcleo. Hoje, a maior parte dessa conurbação constitui a região da Grande Londres, cuja área administrativa tem seu próprio prefeito eleito e assembleia.
Londres é uma importante cidade global (ao lado de Nova Iorque, Tóquio e Paris, e é um dos maiores, mais importantes e influentes centros financeiros do mundo. O centro de Londres abriga a sede de mais da metade das 100 melhores companhias do Reino Unido (o índice FTSE 100) e mais de 100 das 500 maiores da Europa. Londres possui forte influência na política, finanças, educação, entretenimento, mídia, moda, artes e cultura em geral, o que contribui para a sua posição global. É um importante destino turístico para visitantes nacionais e estrangeiros. Londres sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1908, 1948 e 2012.
Londres tem uma gama diversa de povos, culturas e religiões e mais de 300 idiomas são falados em seu território. Em julho de 2007, a população oficial era de 7.556.900 habitantes dentro dos limites de Londres, tornando-se o município mais populoso da União Europeia. Sua área urbana (a segunda maior da UE) tem uma população de 8 278 251 habitantes, enquanto a região metropolitana (a maior da UE) tem uma população total (rural e urbana) estimada entre 12 milhões e 14 milhões de habitantes. O Metrô de Londres, administrado pela Transport for London, é a mais extensa rede ferroviária subterrânea do mundo, o Aeroporto de Londres Heathrow é o aeroporto mais movimentado do mundo em número de passageiros internacionais e o espaço aéreo da cidade é o mais movimentado do qualquer outro centro urbano do mundo.
A cidade possui quatro Patrimônios Mundiais: a Torre de Londres; os Reais Jardins Botânicos de Kew; o local que compreende o Palácio de Westminster, a Abadia de Westminster e a Igreja de Santa Margarida; e o local histórico de Greenwich (onde o Observatório Real de Greenwich marca o meridiano primário, 0° longitude e GMT). Outros marcos famosos incluem o Palácio de Buckingham, a London Eye, Piccadilly Circus, a Catedral de São Paulo, a Tower Bridge, a Trafalgar Square e o The Shard. Londres é a sede de inúmeros museus, galerias, bibliotecas e outras instituições culturais, como o Museu Britânico, a National Gallery, Tate Modern e a Biblioteca Britânica. O metrô de Londres é a mais antiga rede ferroviária subterrânea do mundo.
A etimologia de Londres é incerta. O termo é antigo, pode ser encontrado em fontes do século II. Em 121 a cidade foi registrada como Londinium (Londínio), o que aponta para a sua origem romano-britânica. A primeira tentativa de explicação (agora desconsiderada) para o surgimento do nome da cidade é atribuída a Godofredo de Monmouth em sua obra Historia Regum Britanniae. Monmouth afirma que o nome se originou a partir do hipotético Rei Lud, que havia sido levado para a cidade e a nomeou de Kaerlud.
Em 1898, era comumente aceito que o nome era de origem celta e que significa lugar pertencente a um homem chamado * Londinos; esta explicação já foi rejeitada. Richard Coates apresenta uma outra explicação em 1998, dizendo que a palavra Londres é derivada do termo do antigo europeu pré-céltico *(p)lowonida, ou rio muito largo para vadear, e sugeriu que este era um nome dado para a parte do rio Tâmisa que atravessa Londres; a partir deste termo, o assentamento ganhou a forma céltica de seu nome, * Lowonidonjon; no entanto, isso requer uma alteração bastante complexa. A dificuldade reside em conciliar a forma latina Londinium com a forma em galês moderno Llundain, que deveria exigir a forma *(h)lōndinion (em oposição a *londīnion), a partir de *loundiniom. Até 1889, o nome "Londres" oficialmente aplicada apenas para a cidade de Londres, mas, desde então, também se referiu ao Condado de Londres e, agora, à Grande Londres.
Não teríamos condições de colocar texto para tudo que vimos e visitamos em Londres em 10 dias de visita. Uma coisa é certa: foi pouco tempo. Ainda tem um ano, pelo menos, de visitas a serem feitas e vamos fazendo aos poucos o que der, mas podemos citar aqui tudo o que mais gostamos do que vimos por dentro, não só passamos em frente, e ficam como dicas para sua apreciação, verifique nas fotos acima.
A dica é comprar um London Pass para 3 dias que dá direito a diversos ingressos que são pagos e, no final você economiza em 3 dias de visitações cerca de 150 a 200 Libras por pessoa, dependendo de sua agilidade, além de ter o Big Bus para passear e 15 Libras para trens, ônibus e metrô. Depois curta os eventos gratuitos por mais uns 7 dias, aí você poderá dizer que "conheceu" Londres, um pouco. Os imperdíveis estão em laranja:
-
Basílica de St Paul - 2 h
-
Tower Bridge - 2,5 h
-
London Tower - 5 h
-
London Eye - 2 h
-
Passeios à margem do Tâmisa - aberto
-
Abadia de Westminster - 2 h
-
Salas de Guerra de Churchill - 2 h
-
Palácio de Kensington e seus jardins - 2 h
-
Museu de Freud - 1 h
-
Abbey Road - rua, faixa de pedestres do disco e estúdio - 1 h
-
Palácio de Buckingham e seus jardins (a rainha estava na Escócia) - 2 h
-
Catedral de Westminster - 2 h - Aberta
-
Palácio de Westminster - Parlamento - 2 h
-
Jewel Tower - 1 h
-
Downing Street, 10 - Só pela calçada, é claro.
-
Museu da Polícia - Só por fora
-
Trafalgar Square - aberto
-
Piccadilly Circus- aberto
-
Museu Britânico - 3 h - Aberto
-
Museu de Londres - 3 h - Aberto
-
Museu de Ciências - 3 h - Aberto
-
Museu de História Natural - 3 h - Aberto
-
Queen's Gallery - 1 h
-
Museu de Arte Moderna - Tate Modern - 1 h - Aberto
-
Museu Albert e Victoria - 2 h - Aberto
-
Big Ben só por fora, estava em obras.
-
Camden Town - Tarde + Noite - aberto
-
Chinatown - 2 h - Aberto, rua
-
Diversos Parques e Jardins - a cidade tem 600 parques e 400 são da Coroa. - abertos
-
Monumento à Diana - 1,5 h - Aberto
-
Monumento a Albert - 1 h - Aberto
-
Royal Albert Hall - 2 h
-
Hyde Park - aberto
-
Kensington Park - aberto
-
Regent Street - aberta
-
Oxford Street - aberta
-
The Shard - Prédio mais alto de Londres com uma vista total da cidade em seu terraço - 2h