top of page

Viajar!

Passe as fotos ou clique-as, para vê-las aumentadas.
Separei aqui algumas fotos das principais viagens que fiz. Viajar, realmente, alimenta a mente, exercita o espírito e as pernas.
Comidas e bebidas novas, chão pisado por gente famosa de mais de 1.000 anos atrás. Coisas lindas! Quanta história!
Mas o melhor de tudo, o que fez que essas viagens fossem demais, foi a companhia que tive de pessoas muito especiais pra mim: minha mulher e minhas filhas.
Inglaterra - Vá paginando as imagens clicando nas laterais e lendo o nome do arquivo...
Cambridge
Cambridge (aportuguesado para Cantabrígia ou Cambrígia) é uma antiga cidade universitária no Reino Unido, sede do condado de Cambridgeshire, no região leste do país. Situa-se a aproximadamente 80 quilômetros de Londres.
A cavaleiro de uma região deprimida e pantanosa, de difícil circulação, e às margens do Rio Cam, afluente do Ouse (tributário do mar do Norte), Cambridge domina uma das saídas naturais da área. Daí resultou sua primeira função, a de porto fluvial, bastante importante para receber, na Idade Média, barcos marítimos de pequeno calado. Sua situação geográfica tornou-a, no século XIII, sede da mais importante feira do país.
Graças ao intenso comércio, representado pela exportação de lãs, tecidos e produtos agrícolas, Cambridge enriqueceu, e, ainda no séc. XIII, assumiu novo papel: o de cidade sede da Universidade de Cambridge. Ao primeiro college (acomodação), o de Peterhouse, fundado em 1284, foram-se seguindo outros, chegando ao total de 31 colleges para homens e dois para mulheres. Alguns deles são especialmente afamados, como o Christ's College, onde Erasmo ensinou teologia, o King's College, de belíssima arquitetura, salientando-se sua capela orgival, do séc. XV, o Queen's College, o Trinity College, a que pertenceram Francis Bacon, Lord Byron e Sir Isaac Newton, Corpus Christi College, Downing College, Stephen Hawking e o Jesus College.
Ao contrário de Oxford, sua tradicional rival, Cambridge foi muito pouco atingida pela industrialização, mantendo a atmosfera de cidade universitária. A vida da cidade praticamente limita-se às atividades direta ou indiretamente ligadas à população estudantil, quase se despovoando nos períodos de férias escolares.[5]
Com os colégios recobertos de vegetação alinhados ao longo do rio, os verdes gramados e campos de esporte, a par da riqueza de sua arquitetura, Cambridge é uma cidade bela, que o turismo tem aproveitado de várias maneiras.
O censo de 2001 contou 108.863 habitantes em Cambridge, dos quais 22.153 eram estudantes.
Bertrand Russell (1872-1970), filósofo. Ganhou o Nobel de Literatura de 1950.
Charles Darwin (1809-1882), cientista conhecido pela teoria da evolução, seleção natural e seleção sexual.
George Paget Thomson (1892-1975), Prémio Nobel de Física de 1937.
Isaac Newton (1643-1727), físico e matemático. Graduou-se pela Trinity College em 1665.
John Milton (1608-1674), poeta famoso por Paraíso Perdido. Frequentou a Christ's College até 1629.
Stephen Hawking (1942-2018), físico e cosmólogo. Obteve o doutorado na Trinity Hall em 1966.
York
Iorque (em inglês: York) é uma cidade histórica murada na confluência dos rios Ouse e Foss em North Yorkshire, Inglaterra. É uma tradicional cidade do condado de Yorkshire, a qual dá o seu nome. Tem uma rica herança e tem servido de cenário para grandes eventos políticos na Inglaterra durante a maior parte de seus dois milênios de existência. Oferece uma grande variedade de atrações históricas, das quais a Catedral de Iorque é a mais proeminente, e uma variedade de atividades desportivas e culturais tornando-se um destino turístico popular para milhões de pessoas.

A cidade foi fundada pelos romanos como Eboraco em 71. Tornou-se a capital da província romana da Britânia Inferior, e mais tarde dos reinos de Nortúmbria e Iorque. Na Idade Média, Iorque cresceu como um importante centro de comércio de lã e tornou-se a capital da província eclesiástica do norte da Igreja da Inglaterra, um papel que manteve.

No século XIX, Iorque tornou-se um centro da rede ferroviária e um centro de fabricação de produtos de confeitaria. Nas últimas décadas, a economia da cidade passou a ser dominada por suas indústrias relacionadas com a estrada de ferro e confeitaria para aquela que presta serviços. A Universidade de Iorque e os serviços de saúde tornaram-se os principais empregadores, enquanto o turismo tornou-se um elemento importante da economia local.

A partir de 1996, o termo Cidade de Iorque descreve uma área da autoridade unitária que inclui áreas rurais, para além dos antigos limites da cidade. Em 2011, a área urbana tinha uma população de 153 717 habitantes, enquanto que em 2010 toda a autoridade unitária tinha uma população estimada em 202 400 pessoas.

Durham, Inglaterra
Durham (IPA: [ˈdʊɹəm] na pronúncia local, [ˈdʌɹəm] em RP) é uma pequena cidade localizada no Nordeste da Inglaterra. É bastante conhecida por sua catedral e castelo normandos, além de ser a sede da Universidade de Durham.
Alnwick
O Castelo de Alnwick, localiza-se em Alnwick, Northumberland, na Inglaterra e é a residência do Duque de Northumberland.
A sua primitiva estrutura foi erguida por Yves de Vescy, barão de Alnwick, em 1096, para defender o Norte da Inglaterra das invasões escocesas. Adquirido pela família Percy, os duques e condes de Northumberland desde 1309, foi restaurado em diversas ocasiões ao longo de sua história.
Henry Percy, 6º Conde de Northumberland fez renovações no século XVI. Na segunda metade do século XVIII, o arquiteto e designer de interiores e de mobílias Robert Adam realizou muitas alterações. Os interiores passaram a ter um estilo gótico que não era seu trabalho típico (neoclássico). Outros interiores são decorados com o opulento estilo italiano da Era Victoriana.
O exterior de Alnwick foi usado para as filmagens de Hogwarts, nos filmes de Harry Potter. A comédia Blackadder I, da BBC, e o filme Robin Hood: Prince of Thieves usaram o castelo como local de filmagens.
Exibições especiais estão localizadas dentro de três das torres do castelo. A Postern Tower exibe o interesse do Duque de Northumberland pela arqueologia e abriga afrescos da Pompeia, relíquias do Antigo Egito e objetos romano-britânicos. A Constable's Tower ("Torre da Polícia") apresenta exposições militares, como a exibição dos Percy Tenantry Volunteers ("Voluntários do Inquilinato Percy"), que foram soldados voluntários enviados para combater as forças de Napoleão Bonaparte no período de 1798 a 1814. A Abbot's Tower ("Torre da Abade") abriga o Museu dos Fusileiros Reais de Northumberland.
Chester

Chester é uma cidade murada em Cheshire, Inglaterra, no rio Dee, perto da fronteira com o País de Gales. Com uma população de 79.645 em 2011, é o assentamento mais populoso de Cheshire West e Chester, que tinha uma população de 329.608 em 2011 e serve como sede administrativa da autoridade unitária. Chester é o segundo maior assentamento em Cheshire, depois de Warrington.

Chester foi fundado como um " castrum " ou forte romano com o nome Deva Victrix no reinado do imperador Vespasiano em 79 dC. Um dos principais campos do exército na Grã-Bretanha romana, Deva mais tarde se tornou um importante assentamento civil. Em 689, o rei Æthelred de Mércia fundou a Igreja Minster de Mércia Ocidental, que mais tarde se tornou a primeira catedral de Chester, e os saxões estenderam e fortaleceram as muralhas para proteger a cidade contra os dinamarqueses. Chester foi uma das últimas cidades da Inglaterra a cair para os normandos. Guilherme, o Conquistador, ordenou a construção de um castelo, para dominar a cidade e a fronteira galesa nas proximidades. Chester recebeu o status de cidade em 1541.

Chester é uma das cidades muradas mais bem preservadas da Grã-Bretanha. Possui vários edifícios medievais, mas muitos dos edifícios em preto e branco do centro da cidade são restaurações vitorianas, originárias do movimento Revival em preto e branco. Além de uma seção de 100 metros (330 pés), as paredes listadas como Grade I estão quase completas. A Revolução Industrial trouxe ferrovias, canais e novas estradas para a cidade, que tiveram expansão e desenvolvimento substanciais - a Prefeitura de Chester e o Museu Grosvenor são exemplos da arquitetura vitoriana.deste período. O turismo, o setor de varejo, a administração pública e os serviços financeiros são importantes para a economia moderna.

Liverpool

Liverpool é uma cidade e distrito metropolitano no noroeste da Inglaterra, com uma população estimada em 491.500. Sua área metropolitana é a quinta maior do Reino Unido, com uma população de 2,24 milhões em 2011. A autoridade local é Liverpool City Council, o distrito governamental local mais populoso do condado metropolitano de Merseyside e o maior na região da cidade de Liverpool.

Liverpool fica no lado leste do estuário de Mersey e, historicamente, ficava na antiga centena de West Derby, no sudoeste do condado de Lancashire. Tornou-se um bairro em 1207 e uma cidade em 1880. Em 1889, tornou-se um município independente de Lancashire. Seu crescimento como um dos principais portos foi paralelo à expansão da cidade durante a Revolução Industrial. Juntamente com o manuseio de carga geral, frete e matérias-primas como carvão e algodão, os comerciantes da cidade estavam envolvidos no Comércio de escravos no Atlântico. No século 19, era um importante porto de partida para emigrantes irlandeses e ingleses na América do Norte. Liverpool abrigava a Cunard e a White Star Line e era o porto de registro do transatlântico RMS  Titanic, o RMS  Lusitania, o RMS Queen Mary e o RMS  Olympic.

Liverpool é conhecida por sua cultura, arquitetura e conexões de transporte. Está intimamente associado às artes, principalmente à música; a popularidade dos Beatles, que são considerados a banda mais influente da história, contribuiu para o status da cidade como destino turístico. Desde então, a cidade continuou produzindo centenas de atos musicais notáveis ​​- os músicos de Liverpool produziram 56 singles nº 1, mais do que qualquer outra cidade do mundo. Liverpool também tem uma reputação de longa data como a origem de inúmeros atores e atrizes, artistas , comediantes, jornalistas, romancistas, poetas e esportistas. A cidade possui o segundo maior número de galerias de arte, museus nacionais e edifícios listados no Reino Unido, com apenas Londres tendo mais. Nos esportes, é mais conhecido por abrigar os clubes de futebol da Premier League Liverpool e Everton; as partidas entre os dois são conhecidas como derby de Merseyside. A corrida de cavalos Grand National acontece anualmente no Hipódromo de Aintree.

Várias áreas do centro da cidade receberam o status de Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2004. A cidade comemorou seu 800º aniversário em 2007 e foi nomeada Capital Europeia da Cultura em 2008, juntamente com a cidade norueguesa de Stavanger. A cidade mercantil marítima de Liverpool inclui Pier Head, Albert Dock e William Brown Street. O status de Liverpool como cidade portuária atraiu uma população diversa, historicamente originária de uma ampla variedade de culturas e religiões, principalmente da Irlanda e do País de Gales. A cidade também abriga a comunidade negra mais antiga do Reino Unido e a comunidade chinesa mais antiga da Europa. Os nativos e residentes da cidade de Liverpool são formalmente chamados de liverpudlianos, mas na maioria das vezes são Scousers, uma referência a "scouse", uma forma de ensopado. A palavra "Scouse" também se tornou sinônimo de sotaque e dialeto do Liverpool.

Stratford-upon-Avon

Stratford-upon-Avon ( / - eɪ v ən / ), comumente conhecido como apenas Stratford, é uma cidade do mercado e paróquia civil no distrito de Stratford-on-Avon, no condado de Warwickshire, Inglaterra, na Rio Avon, 146 km a noroeste de Londres, 35 km a sudeste de Birmingham e 13 km a sudoeste de Warwick. A população estimada em 2007 era de 25.505, aumentando para 27.445 no censo de 2011.

Stratford era originalmente habitada por anglo-saxões e permaneceu uma vila antes que o senhor da mansão, John of Coutances, estabelecesse planos para transformá-lo em uma cidade em 1196. Nesse mesmo ano, Stratford recebeu uma carta do rei Richard I para realizar um mercado semanal na cidade, dando-lhe o status de cidade comercial. Como resultado, Stratford experimentou um aumento no comércio e no comércio, bem como na expansão urbana.

A cidade é um destino turístico popular devido ao seu status de local de nascimento e sepultura do dramaturgo e poeta William Shakespeare, e recebe aproximadamente 2,5 milhões de visitantes por ano. A Royal Shakespeare Company reside no Royal Shakespeare Theatre de Stratford.

Cotswolds

O Cotswolds ( / k ɒ t s w oʊ l d z / kots -wohldz , / - w ə l d z / -⁠wəldz ) constituem uma área no centro-sul e oeste sul Inglaterra compreendendo o Cotswold Hills, uma uma série de colinas que se erguem dos prados do alto Tamisa até uma escarpa, conhecida como Cotswold Edge, acima do Severn Valley e Evesham Vale. A área é definida pelo alicerce do calcário jurássico que cria um tipo de habitat de pastagem raro no Reino Unido e extraído da pedra de Cotswold de cor dourada. Contém características únicas derivadas do uso deste mineral; a paisagem predominantemente rural contém aldeias construídas em pedra, cidades históricas e casas e jardins imponentes.
Designado como uma área de grande beleza natural (AONB) em 1966, o Cotswolds cobre 787 milhas quadradas (2.040 km2) e é a segunda maior paisagem protegida da Inglaterra (depois do Lake District ) e a maior AONB. Seus limites têm aproximadamente 40 km de diâmetro e 140 km de comprimento, estendendo-se a sudoeste de sul de Stratford-upon-Avon a sul de Bath. Encontra-se através das fronteiras de vários condados ingleses; principalmente Gloucestershire e Oxfordshire , e partes de Wiltshire, Somerset,Worcestershire e Warwickshire. O ponto mais alto da região é Cleeve Hill, com 1.083 pés (330 m), a leste de Cheltenham .
As colinas dão seu nome ao distrito do governo local de Cotswold, formado em 1 de abril de 1974, que administra mais da metade da área. A maior parte do distrito fica no condado de Gloucestershire; cerca de 80% está dentro da área de notável beleza natural de Cotswold. A cidade principal é Cirencester e os escritórios do Conselho Distrital de Cotswold estão localizados nessa comunidade. A população do distrito de 1.200 km2 era de cerca de 83.000 em 2011. A área muito maior referida como Cotswolds abrange cerca de 2.100 km2, mais de cinco municípios: Gloucestershire, Oxfordshire, Warwickshire, Wiltshire e Worcestershire. A população da Área de notável beleza natural era de 139.000 em 2016.

Oxford

Oxford ( / ɒ k s f ər d / OKS -fərd ) é uma cidade universitária, em Oxfordshire, Inglaterra, com uma população de 155.000. Está a 51 milhas (82 km) a noroeste de Londres, 57 milhas (92 km) de Birmingham e 30 milhas (48 km) de Reading.
A cidade abriga a Universidade de Oxford, a mais antiga do mundo de língua inglesa, e possui edifícios em todos os estilos da arquitetura inglesa do final anglo-saxão. As indústrias de Oxford incluem fabricação de motores, educação, publicação, tecnologia da informação e ciência.Oxford foi fundada pelos anglo-saxões e foi inicialmente conhecido como Oxenaforda, que significa "ford da bois", como referenciado em Florença de Worcester's Chronicon ex chronicis. Uma travessia de bois começou por volta de 900 dC.
No século 10, Oxford se tornou uma importante cidade de fronteira militar entre os reinos de Mércia e Wessex e foi invadida por dinamarqueses. Em 1002, muitos dinamarqueses foram mortos em Oxford durante o massacre de St. Brice's Day, ordenado por Æthelred the Unready. Os esqueletos de mais de trinta vítimas suspeitas foram desenterrados em 2008 durante os trabalhos de construção no St. John's College. O 'massacre' foi um fator que contribuiu para a invasão da Inglaterra pelo rei Sweyn I da Dinamarca em 1003 e o saque de Oxford pelos dinamarqueses em 1004.
Oxford foi fortemente danificada durante a invasão normanda de 1066. Após a conquista, a cidade foi designada a um governador, Robert D'Oyly, que ordenou a construção do castelo de Oxford para confirmar a autoridade normanda sobre a área. O castelo nunca foi usado para fins militares e seus restos sobrevivem até hoje. D'Oyly estabeleceu uma comunidade monástica no castelo, composta por uma capela e alojamentos para monges (São Jorge no castelo). A comunidade nunca cresceu, mas ganhou seu lugar na história como um dos mais antigos locais de educação formal da Grã-Bretanha. Foi lá que, em 1139, Geoffrey de Monmouth escreveu sua História dos Reis da Grã-Bretanha, uma compilação de lendas arturianas. Além disso, há evidências de judeus vivendo na cidade já em 1141 e, durante o século XII, estima-se que a comunidade judaica esteja entre 80 e 100. A cidade foi sitiada durante a Anarquia em 1142.

Stonehenge

Stonehenge é um monumento pré-histórico em Wiltshire, Inglaterra, a 3 km a oeste de Amesbury. Consiste em um anel de pedras em pé, com cada pedra em pé com cerca de 13 pés (4,0 m) de altura, sete pés (2,1 m) de largura e pesando cerca de 25 toneladas. As pedras são colocadas em terraplenagem no meio do complexo mais denso dos monumentos neolíticos e da Idade do Bronze na Inglaterra, incluindo várias centenas de túmulos.

Os arqueólogos acreditam que foi construído de 3000 aC a 2000 aC. O banco de terra circular e a vala circundantes, que constituem a fase mais antiga do monumento, foram datados por volta de 3100 aC. A datação por radiocarbono sugere que as primeiras pedras azuis foram levantadas entre 2400 e 2200 aC, embora possam estar no local já em 3000 aC.

Um dos marcos mais famosos do Reino Unido, Stonehenge é considerado um ícone cultural britânico. É um Monumento Antigo Programado protegido legalmente desde 1882, quando a legislação para proteger monumentos históricos foi introduzida com sucesso na Grã-Bretanha. O local e seus arredores foram adicionados à UNESCO lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1986. Stonehenge é de propriedade da Coroa e gerida pelo Patrimônio Inglês; a terra circundante é de propriedade do National Trust.

Stonehenge poderia ter sido um cemitério desde seus primórdios. Depósitos contendo osso humano datam de 3000 aC, quando a vala e o banco foram escavados pela primeira vez, e continuaram por pelo menos outros quinhentos anos.

bottom of page